quarta-feira, 7 de março de 2012

8 de março, dia internacional da mulher: porquê?


Em 1857, em Nova Iorque, operárias tecelãs fizeram uma greve e ocuparam a fábrica, reivindicando melhores condições de trabalho com redução na carga diária de trabalho de dezasseis para dez horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
É a este acontecimento que se tem associado a data de 8 de março para assinalar o dia internacional da mulher. No entanto, de acordo com estudos dos anos 80, parece não ter rigor histórico dado que não existem registos de tal greve ter acontecido. 
Há relatos que indicam que em 1909 um grupo de mulheres socialistas norte-americanas organizou uma jornada pela igualdade dos direitos cívicos. Também durante a I Guerra houve uma manifestação das mulheres de São Petersburgo reclamando pão e o regresso dos soldados. Essa manifestação ocorreu no dia 23 de Fevereiro de 1917, que, no Calendário Gregoriano - o nosso, é o dia 8 de março. Só a partir daqui, se pode falar neste dia como um marco na luta das mulheres, embora apenas depois da II Guerra Mundial a data tenha maior importância.
Em 1975, em sinal de apreço pela luta então encetada, as Nações Unidas decidiram consagrar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher. 
(Fonte:  http://www.leme.pt/destaques/diadamulher.html)
Desde então, todos os anos, este dia é usado como forma de reforçar o valor da pessoa, a sua dignidade, o papel desempenhado pela mulher na sociedade, e igualmente, chamar a atenção e combater os preconceitos e as limitações que continuam a ser impostas à mulher. 

Para saber mais sobre a situação da mulher em Portugal consulta AQUI  o estudo "Ser Mulher em Portugal - 2001-2011" realizado pelo Instituto Nacional de Estatística.

Sem comentários: