quarta-feira, 14 de março de 2012

Março, mês 3 dia 14 | Hoje é dia do PI!

é uma letra grega que representa o quociente entre o perímetro do círculo e o seu diâmetro - o PI. O seu valor é uma dízima infinita, mas para facilitar os cálculos utiliza-se 3,14. O símbolo Π foi divulgado por Euler, mas o número é conhecido há mais de 4000 anos, tendo sido utilizado quer pelo povo Egípcio quer pelo povo Babilónico.
Pelo mundo fora, neste dia 14 de março celebra-se o dia do Pi e por isso o CRE assinala este facto com uma poesia da autoria de Teresa Martinho Marques.


"PI"RÍMETRO DO CÍRCULO

Com dois raios, eu já sei
um diâmetro posso obter
mas medir o comprimento
de uma circunferência
(o perímetro de um círculo)
é osso duro e difícil
que eu não consigo roer.
Ah se eu conseguisse
descobrir uma continha
muito fácil de fazer...
Media só o diâmetro
e depois lá calculava
o perímetro do círculo
sem nunca mais me perder.
Fui à lata de feijão
ao copo, ao frasco, à panela
medi tudo com cuidado
investiguei curiosa
com rigor e emoção
diâmetro, perímetro
perímetro, diâmetro
parecendo-me que em qualquer lado
devia estar bem guardado
o segredo, a solução.
E foi assim de repente
a olhar para tudo aquilo
que, subitamente, eu vi:
o triplo do diâmetro
(triplo mais um bocadinho)
permitia descobrir
o perímetro do círculo
sem precisar de o medir!
Três vírgula catorze e mais
um combóio infinito
de casinhas decimais
(que não vou utilizar).
Subitamente eu vi
e a professora contou-me
que aquele número estranho
mágico, misterioso
não era sequer perigoso
era só o número "pi"
E querem saber a melhor?
Dividam perímetro por pi
(por exemplo, no Equador)
e chegamos ao diâmetro
(por exemplo, o da Terra)
sem precisar de a cortar.
Porque Terra há só uma
e depois não se pode colar!


Sem comentários: