sexta-feira, 1 de abril de 2016

Sabes que dia é hoje?

Primeiro de abril, dia das mentiras, dos enganos e das brincadeiras!

Este dia é assinalado há mais de quatro séculos e deve-se à  mudança do calendário juliano para o gregoriano de modo a fazer coincidir o ano civil - o do calendário - ao ano solar que resultava do movimento de translação realizado pela terra em torno do sol.

Descontentes com o facto do ano se iniciar a 1 de janeiro, e não a 1 de abril como no sistema antigo, muitos franceses resistiram à mudança ignorando o novo calendário e festejando a entrada no novo ano a 1 de abril.
Esta comemoração não era levada a sério e aqueles que a festejavam começaram a receber convites e propostas falsas, perpetuando-se até hoje o "Dia das Mentiras".

Os Media e as empresas de publicidade têm aproveitado bem esta situação, sendo normal aparecer uma notícia falsa, improvável, em cada primeiro de abril.

Desafiamos-te a descobrir quais foram as deste ano de 2016, uma das quais está diretamente relacionada com algo que é do interesse da generalidade d@s alun@s.

Analisa criticamente as notícias deste dia e descobre as falsas. Deixa um comentário com a tua identificação, assegurando a receção do prémio, caso haja lugar ao mesmo.
________________________________

Calendário - Instrumento de marcação da passagem do tempo, tendo sofrido várias alterações ao longo de sua história.
Uma das esferas do famoso relógio astronómico da Torre de Praga (na imagem) tem representado um calendário ilustrado dos meses do ano com os seus correspondentes signos do zodíaco.  A esfera de cima indica a hora, mas também a posição do sol, da lua e dos planetas.


Sem comentários: